Pular para o conteúdo principal

O espaço para a inovação no Reino de Deus

inovar
verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    tornar novo; renovar, restaurar.
    "inovou a pintura de sua casa"
  2. 2.
    transitivo direto e intransitivo
    introduzir novidade em; fazer algo como não era feito antes.
    "inovou a pintura de sua época"

Se eu pudesse resumir o livro "Os Caçadores de Deus" em uma frase, diria algo como "O risco de que o planejamento humano substitua a ação do Espírito de Deus". Já faz algum tempo que li o livro, mas isso foi o que mais me marcou. É um ótimo livro. Chorei muito.
Se pudesse trazer um texto bíblico que falasse sobre isso, usaria Provérbios 16, versículos 1 a 3:
Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito.
Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Ou seja, embora que muitas vezes somos levados a pensar que estamos criando cenários perfeitos para a manifestação de Deus, Ele próprio trata de nos refutar, ou pesar o espírito (tradução ACF), ou julgar as nossas intenções (tradução NTLH).

Deus conhece nosso propósito e sabe que, muitas vezes, acabamos fazendo algo que julgamos certo, mas com motivação errada. Provérbios 3:5-7 nos diz:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Entretanto, isso não quer dizer que devemos rejeitar tudo o que é novo. A propósito, Salmos 96:1 nos diz:
Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.
O salmista convida a cantar um cântico... Novo.
Em seu livro "Adoração Bíblica", Dr. Russell Shedd comenta:
"O cântico deve ser novo, pois a adoração pode perder seu brilho se a ferrugem das ações de graça rotineiras não forem constantemente renovadas sob a orientação do Espírito. A repetição de frases milenares toma-se algo enfadonho. Uma novo cântico abre a visão da glória do paraíso (Ap 5.9). Temas desgastados pela repetição acabam como apontamentos de aula, transferidos da apostila do professor para o caderno do aluno, sem penetrar na mente de nenhum deles!"
(Shedd, P. Russeel, Adoração bíblica, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova Copyright © 1987 - S.R. Edições Vida Nova.)
Considera-se, então, a necessidade de trazer novidade na adoração. Mas como essa inovação se dá?

Considerando que Deus nos fez emoção e razão. Considerando que ele nos deu, de maneira limitada e a seu critério, capacidade de sentir e capacidade de pensar, pergunto: como Deus atua? Através das emoções ou através da razão?

Já que você leu até aqui, eu teria a ousadia de responder: ambos. Afinal, Deus usa nossas emoções e usa nossa racionalidade também. E quando quer, não usa nenhum dos dois.

Deus é Deus.

Eu vejo na vida do apóstolo Paulo, algo bastante interessante: o fato de ser um homem cheio do Espírito Santo mas, ao mesmo tempo, uma pessoa de excepcional racionalidade e sensatez. Pelo menos é isso que sinto quando leio algumas de suas epístolas às igrejas.

Então, considerando isso tudo, onde entra a inovação? E o que nos cabe?

Nos cabe a ousadia de trazer inovação sim! Se Deus nos dotou de inteligência, é para que possamos parar e analisar de maneira crítica aquilo que estamos fazendo para Deus, e procurar novas maneiras que venham a enriquecer aquilo que está bom e mudar aquilo que está ruim.

É importante que tenhamos a sensatez de entender que a inovação que se espera de nós não é "reinventar a roda", e sim, trazer espaço para o novo de Deus. E que, se não abrimos esse espaço, estamos "extinguindo" o Espírito de Deus.

O próprio Espírito Santo há de testemunhar e mostrar a nós, aquilo que o agrada. Ele mesmo há de gerar em nós um coração disposto a fazer coisas novas, mas com um propósito e visão bem definidos.

Deus abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correio Lageano andou assistindo meu poop video do João Amorim

Estava fazendo uma pesquisa para ver se meu primeiro e único poop no Youtube estava famoso mesmo. O vídeo se chama YTPBR João Amorim - Jango Bocha . Só que o nome do filme original é Jango Bravo . Qual não foi minha surpresa, quando encontro, entre os resultados, uma página que faz uma espécie de homenagem ao mestre do cinema regional, e, na filmografia do cineasta, o filme "Jango Bocha". Só que este é o nome do meu  vídeo, não o filme original (que se chama Jango Bravo ). Hahahaha... Que massa. Não haveria outra forma deles se confundirem. Com certeza andaram vendo meu vídeo... Parece que o meu vídeo está ficando famoso. Além de que, já alguns fãs e poopers pediram para eu postar o filme original algumas vezes. Obs.: O poop não ficou bom. Enfim, só existe este com este filme. Matéria do CL (por Suzani Rovaris):  http://www.clmais.com.br/variedades/64224/lenda-do-cinema-catarinense-transforma-cotidiano-em-filme Bem, como eu já havia dito uma vez, Youtu

Minha querida mesa de trabalho

Oh, até que é chique, tem até dois monitores 8-) Minha mesa de ensino , meu computador educacional , e tem algumas ferramentas pedagógicas com as quais eu faço a manutenção didática dos computadores instrutivos .

A certidão do meu novo nascimento

Como é a voz de Deus? Será que é como o murmúrio de uma brisa suave? Ou será como o forte som de muitas águas? Essa voz de um Pai de multiforme graça vem com um convite. O convite para ser família. Pois quando eu estou com o meu Pai, a comida dos porcos não me atrai mais. Ele põe um anel em meu dedo e agora os meus medos não me assombram mais. A voz do Pai que manda matar o novilho É a voz do Pai que chama o servo de filho. Um filho adotado, sim, porém legítimo. Um filho adotivo, sim, porém de sangue. O sangue imaculado, puro, derramado na cruz Que escorre, como a tinta de uma caneta Que Deus usa para assinar A certidão do meu novo nascimento E que me faz cidadão. Cidadão do Céu.