sábado, 28 de dezembro de 2013

Natal na velha Vista Alegre

Neste Natal, fui levar meu pai para rever o lugar onde ele havia passado a infância. Seria o vilarejo da Vista Alegre, que fica ali na BR, perto de Lages mas fora do perímetro urbano.
No início eu pensei que fosse onde hoje é o bairro Vista Alegre, que fica lá do outro lado, onde tem o EMEB Madalena, e coisa. Mas não; era pro outro lado.

O vilarejo da Vista Alegre surgiu porque tinha uma pedreira enorme lá, e aí tinha a vizinhança das famílias dos trabalhadores que iam lá e dinamitavam a pedreira pra tirar as pedras. Mais ou menos isso, pelo que eu entendi. Meu pai morou lá durante um bom tempo e ia estudar em Lages todos os dias, um tempo um pouco desgastante de viagem, eu imagino.

Passamos pela frente de onde era a entrada da localidade, no entanto meu pai não reconheceu. Fomos até o retorno no trevo do Capão Alto, e retornando, encontramos a então entrada.

O trevinho onde entrava na rua principal

Aqui seria o portal da entrada principal da vizinhança
Aqui que era a pedreira onde eles dinamitavam e gritavam "Olha o fogo!!"

Aqui seria a principal rua da vila do Chaves e tinha muitas e muitas casas ao redor

Para nossa surpresa, não havia mais casas lá. Tudo que havia era de uma empresa que se instalou no local. Mas valeu a pena a visita, deu para matar as saudades de um tempo que eu nunca vivi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário