Pular para o conteúdo principal

O conceito de preconceito já se tornou um preconceito.

Uma coisa que eu acho engraçado curioso é o preconceito. Não digo o preconceito como se mostra na TV, nem o bullying que se mostra nos trabalhos em sala de aula. Digo o preconceito, na forma mais "pura" da palavra.
É interessante como os meios de comunicação falam sobre preconceito de uma forma... tão... sei lá...  equivocada. Falam de preconceito como se fosse uma modinha, um tema do momento, assim como preservação do meio-ambiente, e etc. Tudo parece tão superficial.
Preconceituoso é aquele que discrimina o gay, o negro, o cadeirante, o pobre, a mulher. Quem faz isso é o vilão. Os demais podem falar à vontade.
O conceito de preconceito já se tornou um preconceito. E o povo que é burro cada vez mais perdido. Bem no fim todo mundo quer dar lição de moral nos outros (que é bem fácil) e nem sabe direito o que é preconceito (enfim, nem eu).
Um exemplo bem atual é o caso dos evangélicos com os gays. Tem uma meia dúzia de perdidos e uma grosa de alienados que espalha que os evangélicos são todos homofóbicos. Aí vem:
Uma coisa é você discordar de determinados tipos de atitude ou valores. Outra é discriminar alguém que tem uma opinião contrária ou se encontra em uma posição, situação ou ponto de vista diferente.
Falo disso como um exemplo (e não porque sou evangélico). Poderia citar outros: "Todo ateu tem preconceito contra os religiosos", ou "Todos os homens são machistas", ou "Os americanos são racistas", e por aí vai.
Este tipo de generalização do "vilão preconceituoso", se mascara de "combate ao preconceito", sendo que só é mais preconceito para juntar com preconceito. Nossa, que preconceito preconceituoso.
E esse é o mundo em que vivemos passamos.

Comentários

  1. É isso Rafa, mas lembrando que tem muito evangélicos (os ignorantes) que pensam que podem curar a homossexualidade das pessoas, eu realmente não acredito nisso, como não acredito que possa existir um "ex-gay".
    Mas a sua opinião foi bacana, acho que devemos respeitar a opção sexual e religiosa de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por ler e pela sua opinião, Letícia. Um abração.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Real Viver

 Eu não sei se já escrevi sobre Real Viver. É um grupo de música evangélica que gravou uns discos na década de 80 etc. Eu não lembro mais como descobri Real Viver. Mas tem alguma coisa neles que me interessa. Muito. Hoje estava lembrando e escutando o primeiro álbum e lembrando que eles fazem, de alguma forma, parte da minha jornada. Não sei dizer, bem ao certo, o porquê. Afinal, a música deles é de outro tempo. As condições de gravação em estúdio não eram muito boas (ao menos, comparadas com qualquer música que seja lançada hoje), e, francamente, as vozes não eram tão afinadas. Contudo, eu vejo algo neles que também há em mim. Jesus, claro. Mas além disso, eu sinto uma vontade de transmitir Jesus de uma forma moderna e contextualizada com a cultura da época. Eles disponibilizam em seu site as músicas, para ouvir e, inclusive, fazer o download. Aqui está o site deles:  http://www.realviver.com.br/

Correio Lageano andou assistindo meu poop video do João Amorim

Estava fazendo uma pesquisa para ver se meu primeiro e único poop no Youtube estava famoso mesmo. O vídeo se chama YTPBR João Amorim - Jango Bocha . Só que o nome do filme original é Jango Bravo . Qual não foi minha surpresa, quando encontro, entre os resultados, uma página que faz uma espécie de homenagem ao mestre do cinema regional, e, na filmografia do cineasta, o filme "Jango Bocha". Só que este é o nome do meu  vídeo, não o filme original (que se chama Jango Bravo ). Hahahaha... Que massa. Não haveria outra forma deles se confundirem. Com certeza andaram vendo meu vídeo... Parece que o meu vídeo está ficando famoso. Além de que, já alguns fãs e poopers pediram para eu postar o filme original algumas vezes. Obs.: O poop não ficou bom. Enfim, só existe este com este filme. Matéria do CL (por Suzani Rovaris):  http://www.clmais.com.br/variedades/64224/lenda-do-cinema-catarinense-transforma-cotidiano-em-filme Bem, como eu já havia dito uma vez, Youtu...

O Grupo de Louvor do CEI do Novo Milênio

Comecei a frequentar o CEI (Centro de Evangelização Integrada) já faz algum tempo, uns cinco anos. Não muito depois de começar a frequentar no centro de Lages, na rua Manoel Thiago de Castro, fui convidado a participar da congregação do bairro Novo Milênio. Para quem não conhece, o Novo Milênio é um bairro afastado do centro, que fica para trás do Santa Catarina, onde o vento faz a curva . É um bairro pequeno e de classe baixa. Eu nunca tinha ouvido falar desse bairro antes de ir lá. Ao chegar lá, me deparei com uma igreja pequena a qual tinha a frente rebocada e sem pintura, e, por dentro, tijolos à vista. Era uma construção sem acabamento. Lá não havia nada que chamasse a atenção, mas foi lá que pude sentir o poder de Deus de uma maneira muito especial. Vi um povo que glorificava o Senhor com vontade, e com muita sede de conhecê-lo melhor. Realmente foi algo muito marcante na minha vida. Quero deixar claro que não falo isso no sentido de pregar religião para ninguém. Eu ...