Pular para o conteúdo principal

Primeiras impressões da faculdade - comentado após dois anos



É, sou um calouro universitário agora.
Nem sou mais.
Algumas coisas são como eu imaginava. Outras não, são melhores. Outras deixam a desejar.
Não lembro mais quais são melhores. Ah, acho que era o Canal Direto. Enfim, tiraram do ar e colocaram um sistema que é bem lixo.
Enfim, já imaginava que não adiantava imaginar muito. Mas é legal.
Tem alguns momentos de não muita tristeza, sim.
A primeiríssima impressão que tive foi que é muito cansativo. Trabalhar oito horas por dia e ainda ir pra faculdade à noite cansa bastante. E não tenho tempo para mais nada. Isso que não começaram a pedir trabalhos e outras coisas. Mas, conforme o tempo está passando (já estou estudando há um pouco mais que uma semana), parece que a gente já vai pegando o ritmo.
Já se passaram dois anos e não peguei o ritmo. Mas vamos indo.
Outra impressão que talvez eu venha desmistificar mais tarde, é que o povo lá parece que pensa muito em bebida, o que eu acho chato. Talvez seja implicância de crente, eu não gosto nem do assunto "álcool" e acho ridículo as pessoas que ficam falando disso. Mas eu tenho quase certeza que ainda vou ver que são só alguns.
Na verdade são só alguns mesmo. Imagino que nos outros cursos seja mais. Eu nem gosto de ir muito no Centro de Convivência. Lá as pessoas parecem descoladas e parecem que estão em uma festinha. No meu curso, ninguém esboça um sorriso sequer.
O pessoal da minha turma parece bem legal. Às vezes conversam um pouco demais. É que tem bastante gente que veio direto do ensino médio pra faculdade, e, sem querer discriminar, tem gente que ainda não entendeu que está na faculdade. Ficam com conversinhas paralelas e não deixam a gente dormir direito prestar atenção na aula. Mas tirando isso, o pessoal em geral parece muito legal, e são bem rápidos para se entrosarem. É bom que seja assim, eu acho.
O pessoal são tudo gente boa. Desses aí que conversavam demais, a maioria desistiu, e uns foram ficando para trás em algumas disciplinas. O tamanho da turma não diminui tanto porque vai misturando com os veteranos que também ficaram para trás. É algo absolutamente normal dever disciplinas.
No mais, parece que a universidade é bem organizada.
Na verdade, não.
A gente vai assinar um contrato com cada professor, e este deve deixar claro o que é permitido em suas aulas, o que será cobrado e como serão as questões didático-pedagógicas. Sei lá o que é didático-pedagógicas, mas acho que define bem. Coisas como chegadas tardias, horário de chamada e pausa, etc.
Isso não serviu pra nada. Os professores nem respeitam. Não estão nem aí. Eu também não. Dane-se o contrato. A maioria nem imprimiu pra gente assinar. Hoje nem fazem mais.
Eu achei que iria usar notebook direto nas aulas. Na verdade eu preferiria assim (Evernote ♥), mas a maioria dos professores não... incentiva isto, mas não coíbe se for com intuito didático.
Na verdade, hoje eu gostaria de usar mais caderno e caneta. Porque as aulas que se usa computador são traumatizantes. E nem uso mais tanto o Evernote.
Ah, é. Graças a Deus estou indo de carro. Estou até levando uns amigos de carona sempre que possível, mas uma outra coisa que descobri é que o trânsito é cansativo tanto para sair mas principalmente para chegar à universidade. Normal., na verdade tem que agradecer a Deus porque eu acho que de ônibus seria pior.
É. Muito carro, muita gente, mas acostuma. Não me estresso mais e acabo chegando atrasado todo dia. 
Bem, já tenho aprendido algumas coisas, mas a disciplina mais empolgante é a de Algoritmos, tanto pelo conteúdo como pelo professor.
Até ele insinuar que eu colei em uma prova. Daí fiquei bem magoado. Mas acho que ele ainda vai ser meu orientador se resolver me responder no e-mail.
Mas todas as disciplinas são legais, eu acho.
Não. Não como poderiam ser.
Espero não vir a me contradizer nisto.
As coisas mudam, não é mesmo?
Não sei como fazer um parágrafo para concluir.
Sim, eu sei.
Os professores não sabem dar aula. A maioria tem a educação como um "bico" e não dão a mínima para o aprendizado dos alunos. A coordenação funcionava até reduzirem a carga horária pela metade. O valor da mensalidade subiu absurdamente. Os professores não sabem dar aula. Eu nunca entendia aquele povo que desistia da faculdade quando já estava quase terminando. Agora eu entendo. Entendo também quem se forma e acaba trabalhando em outra área. Isso porque, quanto mais você se decepciona com os professores, acaba detestando as disciplinas, e detestando as disciplinas, acaba ceifando os próprios talentos que poderiam dar frutos. Poderia levar para sempre amizades com colegas que são, de fato, legais, mas no dia-a-dia estou com preguiça de esboçar um sorriso sequer. A gente vai pra aula e perde muito tempo, dinheiro e energia e no final da noite sai com a impressão de que só cansou e não aprendeu nada de realmente valioso. O curso não entrega o que cobra. Eu já falei que os professores não sabem dar aula?
♪ Are you sure... You wanna hear more... ♫
Essa música é um lixo.

Comentários

  1. "Até ele insinuar que eu colei em uma prova. Daí fiquei bem magoado. Mas acho que ele ainda vai ser meu orientador se resolver me responder no e-mail." kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Grupo de Louvor do CEI do Novo Milênio

Comecei a frequentar o CEI (Centro de Evangelização Integrada) já faz algum tempo, uns cinco anos. Não muito depois de começar a frequentar no centro de Lages, na rua Manoel Thiago de Castro, fui convidado a participar da congregação do bairro Novo Milênio. Para quem não conhece, o Novo Milênio é um bairro afastado do centro, que fica para trás do Santa Catarina, onde o vento faz a curva . É um bairro pequeno e de classe baixa. Eu nunca tinha ouvido falar desse bairro antes de ir lá. Ao chegar lá, me deparei com uma igreja pequena a qual tinha a frente rebocada e sem pintura, e, por dentro, tijolos à vista. Era uma construção sem acabamento. Lá não havia nada que chamasse a atenção, mas foi lá que pude sentir o poder de Deus de uma maneira muito especial. Vi um povo que glorificava o Senhor com vontade, e com muita sede de conhecê-lo melhor. Realmente foi algo muito marcante na minha vida. Quero deixar claro que não falo isso no sentido de pregar religião para ninguém. Eu ...

Correio Lageano andou assistindo meu poop video do João Amorim

Estava fazendo uma pesquisa para ver se meu primeiro e único poop no Youtube estava famoso mesmo. O vídeo se chama YTPBR João Amorim - Jango Bocha . Só que o nome do filme original é Jango Bravo . Qual não foi minha surpresa, quando encontro, entre os resultados, uma página que faz uma espécie de homenagem ao mestre do cinema regional, e, na filmografia do cineasta, o filme "Jango Bocha". Só que este é o nome do meu  vídeo, não o filme original (que se chama Jango Bravo ). Hahahaha... Que massa. Não haveria outra forma deles se confundirem. Com certeza andaram vendo meu vídeo... Parece que o meu vídeo está ficando famoso. Além de que, já alguns fãs e poopers pediram para eu postar o filme original algumas vezes. Obs.: O poop não ficou bom. Enfim, só existe este com este filme. Matéria do CL (por Suzani Rovaris):  http://www.clmais.com.br/variedades/64224/lenda-do-cinema-catarinense-transforma-cotidiano-em-filme Bem, como eu já havia dito uma vez, Youtu...

A merenda hoje é sopa amarela (1)

Deletei meu perfil no Facebook e também no Tweeter. Mas o orkut permanece. Sabe por quê? "Ah, vá tomar..."  -- Foi o que eu pensei quando vi estas fotos. Encontrei-as no perfil do Tiago. Que saudades desse tempo. Agora achei um novo tema. Tenho muitas saudades desse tempo, onde não tinha muito o que fazer a não ser o estudo Coleginhal e falar besteira com os amigos. Era muito bom mesmo. Será que eu lembro o nome de todos? Marcelo, Luís, Rafael, Tiago, Deyvid, Matheus, Bruno, Olair, Juarez, Diandra, Jeniffer, Ediomar, prof. Eda, Fernanda, Leonel, Elisabete, Tânia É, eu não sou fotogênico. João Henrique, Bruna Machado Marcelo no dia do Pijama. Na ocasião, eu fui um dos únicos que não participou. Luís Fernando Saudade das pseudo- aulas no sol, onde podíamos estudar e lagartear ao mesmo tempo! Diandra, Fernanda, Vanessa, Jeniffer, Elisabete, Tânia Bagunça em uma das últimas aulas da professora Eda. Tiago, Rafael Matheus, Rafael,...