Pular para o conteúdo principal

O espaço para a inovação no Reino de Deus

inovar
verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    tornar novo; renovar, restaurar.
    "inovou a pintura de sua casa"
  2. 2.
    transitivo direto e intransitivo
    introduzir novidade em; fazer algo como não era feito antes.
    "inovou a pintura de sua época"

Se eu pudesse resumir o livro "Os Caçadores de Deus" em uma frase, diria algo como "O risco de que o planejamento humano substitua a ação do Espírito de Deus". Já faz algum tempo que li o livro, mas isso foi o que mais me marcou. É um ótimo livro. Chorei muito.
Se pudesse trazer um texto bíblico que falasse sobre isso, usaria Provérbios 16, versículos 1 a 3:
Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito.
Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Ou seja, embora que muitas vezes somos levados a pensar que estamos criando cenários perfeitos para a manifestação de Deus, Ele próprio trata de nos refutar, ou pesar o espírito (tradução ACF), ou julgar as nossas intenções (tradução NTLH).

Deus conhece nosso propósito e sabe que, muitas vezes, acabamos fazendo algo que julgamos certo, mas com motivação errada. Provérbios 3:5-7 nos diz:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Entretanto, isso não quer dizer que devemos rejeitar tudo o que é novo. A propósito, Salmos 96:1 nos diz:
Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.
O salmista convida a cantar um cântico... Novo.
Em seu livro "Adoração Bíblica", Dr. Russell Shedd comenta:
"O cântico deve ser novo, pois a adoração pode perder seu brilho se a ferrugem das ações de graça rotineiras não forem constantemente renovadas sob a orientação do Espírito. A repetição de frases milenares toma-se algo enfadonho. Uma novo cântico abre a visão da glória do paraíso (Ap 5.9). Temas desgastados pela repetição acabam como apontamentos de aula, transferidos da apostila do professor para o caderno do aluno, sem penetrar na mente de nenhum deles!"
(Shedd, P. Russeel, Adoração bíblica, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova Copyright © 1987 - S.R. Edições Vida Nova.)
Considera-se, então, a necessidade de trazer novidade na adoração. Mas como essa inovação se dá?

Considerando que Deus nos fez emoção e razão. Considerando que ele nos deu, de maneira limitada e a seu critério, capacidade de sentir e capacidade de pensar, pergunto: como Deus atua? Através das emoções ou através da razão?

Já que você leu até aqui, eu teria a ousadia de responder: ambos. Afinal, Deus usa nossas emoções e usa nossa racionalidade também. E quando quer, não usa nenhum dos dois.

Deus é Deus.

Eu vejo na vida do apóstolo Paulo, algo bastante interessante: o fato de ser um homem cheio do Espírito Santo mas, ao mesmo tempo, uma pessoa de excepcional racionalidade e sensatez. Pelo menos é isso que sinto quando leio algumas de suas epístolas às igrejas.

Então, considerando isso tudo, onde entra a inovação? E o que nos cabe?

Nos cabe a ousadia de trazer inovação sim! Se Deus nos dotou de inteligência, é para que possamos parar e analisar de maneira crítica aquilo que estamos fazendo para Deus, e procurar novas maneiras que venham a enriquecer aquilo que está bom e mudar aquilo que está ruim.

É importante que tenhamos a sensatez de entender que a inovação que se espera de nós não é "reinventar a roda", e sim, trazer espaço para o novo de Deus. E que, se não abrimos esse espaço, estamos "extinguindo" o Espírito de Deus.

O próprio Espírito Santo há de testemunhar e mostrar a nós, aquilo que o agrada. Ele mesmo há de gerar em nós um coração disposto a fazer coisas novas, mas com um propósito e visão bem definidos.

Deus abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Grupo de Louvor do CEI do Novo Milênio

Comecei a frequentar o CEI (Centro de Evangelização Integrada) já faz algum tempo, uns cinco anos. Não muito depois de começar a frequentar no centro de Lages, na rua Manoel Thiago de Castro, fui convidado a participar da congregação do bairro Novo Milênio. Para quem não conhece, o Novo Milênio é um bairro afastado do centro, que fica para trás do Santa Catarina, onde o vento faz a curva . É um bairro pequeno e de classe baixa. Eu nunca tinha ouvido falar desse bairro antes de ir lá. Ao chegar lá, me deparei com uma igreja pequena a qual tinha a frente rebocada e sem pintura, e, por dentro, tijolos à vista. Era uma construção sem acabamento. Lá não havia nada que chamasse a atenção, mas foi lá que pude sentir o poder de Deus de uma maneira muito especial. Vi um povo que glorificava o Senhor com vontade, e com muita sede de conhecê-lo melhor. Realmente foi algo muito marcante na minha vida. Quero deixar claro que não falo isso no sentido de pregar religião para ninguém. Eu ...

Correio Lageano andou assistindo meu poop video do João Amorim

Estava fazendo uma pesquisa para ver se meu primeiro e único poop no Youtube estava famoso mesmo. O vídeo se chama YTPBR João Amorim - Jango Bocha . Só que o nome do filme original é Jango Bravo . Qual não foi minha surpresa, quando encontro, entre os resultados, uma página que faz uma espécie de homenagem ao mestre do cinema regional, e, na filmografia do cineasta, o filme "Jango Bocha". Só que este é o nome do meu  vídeo, não o filme original (que se chama Jango Bravo ). Hahahaha... Que massa. Não haveria outra forma deles se confundirem. Com certeza andaram vendo meu vídeo... Parece que o meu vídeo está ficando famoso. Além de que, já alguns fãs e poopers pediram para eu postar o filme original algumas vezes. Obs.: O poop não ficou bom. Enfim, só existe este com este filme. Matéria do CL (por Suzani Rovaris):  http://www.clmais.com.br/variedades/64224/lenda-do-cinema-catarinense-transforma-cotidiano-em-filme Bem, como eu já havia dito uma vez, Youtu...

A merenda hoje é sopa amarela (1)

Deletei meu perfil no Facebook e também no Tweeter. Mas o orkut permanece. Sabe por quê? "Ah, vá tomar..."  -- Foi o que eu pensei quando vi estas fotos. Encontrei-as no perfil do Tiago. Que saudades desse tempo. Agora achei um novo tema. Tenho muitas saudades desse tempo, onde não tinha muito o que fazer a não ser o estudo Coleginhal e falar besteira com os amigos. Era muito bom mesmo. Será que eu lembro o nome de todos? Marcelo, Luís, Rafael, Tiago, Deyvid, Matheus, Bruno, Olair, Juarez, Diandra, Jeniffer, Ediomar, prof. Eda, Fernanda, Leonel, Elisabete, Tânia É, eu não sou fotogênico. João Henrique, Bruna Machado Marcelo no dia do Pijama. Na ocasião, eu fui um dos únicos que não participou. Luís Fernando Saudade das pseudo- aulas no sol, onde podíamos estudar e lagartear ao mesmo tempo! Diandra, Fernanda, Vanessa, Jeniffer, Elisabete, Tânia Bagunça em uma das últimas aulas da professora Eda. Tiago, Rafael Matheus, Rafael,...