Pular para o conteúdo principal

O que é software livre?

Bom dia, senhores.
Teria um minuto para falar sobre software livre?

Não sou militante de software livre, nem nada do tipo. Limito-me ao papel de usuário.
Não quero ser hipócrita.

Mas fico me imaginando o seguinte cenário:
Um cientista, após muito tempo de pesquisa, descobre a cura de uma grave doença. Uau, que legal! Só que, visando manter a propriedade de sua pesquisa, impede que qualquer pessoa possa ter acesso a fórmula da medicação criada. Então vende cada dose do medicamento a um preço absurdamente alto. Enquanto isso, centenas de vidas são ceifadas pela doença por não ter acesso ao medicamento.

Claro que o cenário acima é propositalmente comovente. Mas se pararmos para pensar, é mais ou menos isso que ocorre no ramo de software. Empresas com profissionais altamente capacitados criam produtos de software "muito bons", mas ninguém pode ter a liberdade de saber como o software foi criado, muito menos de poder alterá-lo. Redistribui-lo então? Vai pra cadeia.

No mundo capitalista, é claro que as empresas existem com o objetivo de obter lucro. Não estou dizendo que isso é errado, uma vez que as pessoas estudaram e se esforçaram para isso. No entanto a proposta do software livre é justamente o contrário: distribuir o software juntamente com o código fonte, ou seja, o usuário possui liberdade de usar o programa, estudar como ele funciona, alterá-lo conforme suas necessidades e ainda redistribui-lo.

Existem muitas empresas que ganham dinheiro com software livre, inclusive.
Poderia dizer então que o software livre é um fomentador  importante para o avanço da tecnologia.

Abaixo um vídeo muito bom que acabei de assistir. Vale a pena.

Viva Stallman! Viva Torvalds! Viva Lutero!
Desculpe, me empolguei.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Correio Lageano andou assistindo meu poop video do João Amorim

Estava fazendo uma pesquisa para ver se meu primeiro e único poop no Youtube estava famoso mesmo. O vídeo se chama YTPBR João Amorim - Jango Bocha . Só que o nome do filme original é Jango Bravo . Qual não foi minha surpresa, quando encontro, entre os resultados, uma página que faz uma espécie de homenagem ao mestre do cinema regional, e, na filmografia do cineasta, o filme "Jango Bocha". Só que este é o nome do meu  vídeo, não o filme original (que se chama Jango Bravo ). Hahahaha... Que massa. Não haveria outra forma deles se confundirem. Com certeza andaram vendo meu vídeo... Parece que o meu vídeo está ficando famoso. Além de que, já alguns fãs e poopers pediram para eu postar o filme original algumas vezes. Obs.: O poop não ficou bom. Enfim, só existe este com este filme. Matéria do CL (por Suzani Rovaris):  http://www.clmais.com.br/variedades/64224/lenda-do-cinema-catarinense-transforma-cotidiano-em-filme Bem, como eu já havia dito uma vez, Youtu

Minha querida mesa de trabalho

Oh, até que é chique, tem até dois monitores 8-) Minha mesa de ensino , meu computador educacional , e tem algumas ferramentas pedagógicas com as quais eu faço a manutenção didática dos computadores instrutivos .

A certidão do meu novo nascimento

Como é a voz de Deus? Será que é como o murmúrio de uma brisa suave? Ou será como o forte som de muitas águas? Essa voz de um Pai de multiforme graça vem com um convite. O convite para ser família. Pois quando eu estou com o meu Pai, a comida dos porcos não me atrai mais. Ele põe um anel em meu dedo e agora os meus medos não me assombram mais. A voz do Pai que manda matar o novilho É a voz do Pai que chama o servo de filho. Um filho adotado, sim, porém legítimo. Um filho adotivo, sim, porém de sangue. O sangue imaculado, puro, derramado na cruz Que escorre, como a tinta de uma caneta Que Deus usa para assinar A certidão do meu novo nascimento E que me faz cidadão. Cidadão do Céu.