Pular para o conteúdo principal

Viva a tecnologia!

Às vezes dá medo de pensar o tanto que a tecnologia pode nos atrapalhar certas vezes. Principalmente porque esse é o meu trabalho. E principalmente porque eu só tenho trabalho porque as coisas às vezes param de funcionar.

Dá para ver o meu pai daqui...


Mas pude perceber isso de maneira mais clara um dia que fomos a um supermercado, que estava com o sistema "louco". Mudava o preço de alguns produtos, todos para R$15,99. As filas estavam enormes. Não quero criticar o supermercado, nem a empresa proprietária do software em questão (que eu nem sei quem é), até porque estas coisas acontecem; mas isso me fez refletir uma coisa que eu já sabia, mas que pude entender melhor neste ponto:

Tecnologia é uma coisa que te mostra algo bom, aí em troca disso você passa a depender dela. Dali a mais um tempo você passa a ser dominado por ela. E aí, meu amigo, é tarde demais.

Ainda mais agora, com essa folia que todos os jornais mostram da espionagem dos Estados Unidos (blarg!) em dados "confidenciais" do Brasil, isso mostra o lado perverso da tecnologia. Na verdade, nesse caso, não dela, mas de quem a usa e de como a usa.

E sem contar aquelas expressões bonitas que aprendi esses dias com o Júnior, que são "obsolescência planejada" e "obsolescência perceptiva", que fazem você estar sempre comprando e consumindo produtos pelo simples fato que eles são criados para ir para o lixo. Computadores são um ótimo exemplo. Um computador com processador Sempron e 1 GB de memória rodaria mais quetranquilamente o Windows XP e você faria tudo o que precisasse. Mas hoje você precisa de um com processador i5, com 6 ou 8GB de memória, com unidade SSD e sei-que-lá, só pra rodar o Windows 8 e... Fazer a mesma coisa que você faria com o velho Sempron.
Esta história da obsolescência eu aprendi com este filme que o Júnior me indicou (que é meio triste pelo choque de realidade que apresenta [e, dessa vez, eu preferi o dublado {porque realmente é muito texto pra ler}]):



Enfim, meu momento de filosofia is over. Ah, é! O Doritos está caro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha querida mesa de trabalho

Oh, até que é chique, tem até dois monitores 8-) Minha mesa de ensino , meu computador educacional , e tem algumas ferramentas pedagógicas com as quais eu faço a manutenção didática dos computadores instrutivos .

Correio Lageano andou assistindo meu poop video do João Amorim

Estava fazendo uma pesquisa para ver se meu primeiro e único poop no Youtube estava famoso mesmo. O vídeo se chama YTPBR João Amorim - Jango Bocha . Só que o nome do filme original é Jango Bravo . Qual não foi minha surpresa, quando encontro, entre os resultados, uma página que faz uma espécie de homenagem ao mestre do cinema regional, e, na filmografia do cineasta, o filme "Jango Bocha". Só que este é o nome do meu  vídeo, não o filme original (que se chama Jango Bravo ). Hahahaha... Que massa. Não haveria outra forma deles se confundirem. Com certeza andaram vendo meu vídeo... Parece que o meu vídeo está ficando famoso. Além de que, já alguns fãs e poopers pediram para eu postar o filme original algumas vezes. Obs.: O poop não ficou bom. Enfim, só existe este com este filme. Matéria do CL (por Suzani Rovaris):  http://www.clmais.com.br/variedades/64224/lenda-do-cinema-catarinense-transforma-cotidiano-em-filme Bem, como eu já havia dito uma vez, Youtu

A certidão do meu novo nascimento

Como é a voz de Deus? Será que é como o murmúrio de uma brisa suave? Ou será como o forte som de muitas águas? Essa voz de um Pai de multiforme graça vem com um convite. O convite para ser família. Pois quando eu estou com o meu Pai, a comida dos porcos não me atrai mais. Ele põe um anel em meu dedo e agora os meus medos não me assombram mais. A voz do Pai que manda matar o novilho É a voz do Pai que chama o servo de filho. Um filho adotado, sim, porém legítimo. Um filho adotivo, sim, porém de sangue. O sangue imaculado, puro, derramado na cruz Que escorre, como a tinta de uma caneta Que Deus usa para assinar A certidão do meu novo nascimento E que me faz cidadão. Cidadão do Céu.